quinta-feira, novembro 30, 2006

Presidente do tribunal de contas exonerado



Guiné-Bissau: Presidente TC exonerado acusado de desvio 90M€O ex-presidente do Tribunal de Contas guineense, exonerado das funções quarta-feira por um decreto presidencial é acusado de desvio de cerca de 90 mil euros, tendo o processo sido já encaminhado para a Procuradoria-geral da República.
O caso foi hoje denunciado pela Inspecção Superior Contra a Corrupção (ISCC), instituição ad-hoc criado pelo parlamento guineense para lutar contra crimes que possam lesar o Estado.
Em comunicado à imprensa a que a Agência Lusa teve acesso, Alfredo Nunes, exonerado quarta-feira pelo presidente João Bernardo «Nino» Vieira sob proposta do governo, é acusado do desvio, em proveito próprio, de pouco mais de 60 milhões de francos CFA, o equivalente a 90 mil euros.
O caso estaria a ser averiguado desde 2005 pela ISCC e tinha sido já entregue na Procuradoria-geral da República um dossier probatório com as suspeitas que recaem sobre o exercício de Alfredo Nunes no Tribunal de Contas.
O alegado crime de peculato estaria relacionado com o exercício de Nunes entre Setembro de 2003 a Fevereiro de 2006.
Não é conhecida qualquer reacção de Alfredo Numes quanto à esta acusação.
No entanto, a entrega do dossier na procuradoria da República aconteceu, curiosamente, no mesmo dia em que foi anunciada a sua exoneração no cargo de presidente do Tribunal de Contas.
Alfredo Nunes foi substituído no cargo pelo jurista Certório Biote ligado ao Partido da Renovação Social (PRS), de Kumba Ialá.
Fonte: diáriodigital

Sem comentários: