quinta-feira, novembro 30, 2006

A Guiné-Bissau nao consta na lista dos piores Países Africanos






GUINÉ-CONACRI O PIOR PAÍS AFRICANO, ANGOLA O PIOR PALOP
Praia, 07 de Novembro – A Guiné-Conacri tem o índice de corrupção mais elevado dos 44 países africanos analisados pela organização Transparency International (TI), em relatório hoje divulgado, enquanto Angola ocupa a pior posição entre os países africanos lusófonos.
No estudo da IT referente a 163 países, a Guiné-Conacri ocupa a 160ª posição, antecedida por um trio constituído pelo Sudão, República Democrática do Congo (RDCongo, ex-Zaire e Chade.
Angola surge na 142ª posição, uma melhoria em relação ao 151º lugar de 2005, mas bastante atrás de Moçambique, o outro país africano de língua portuguesa analisado neste estudo, que surge na 99ª posição (97ª no ano passado).
Na lista aparecem apenas estes dois PALOP, porque a organização exige pelo menos três fontes de informação diferentes para incluir um país na tabela mundial e tanto a Guiné-Bissau, como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe dispõem de apenas duas.
O país com o menor índice de percepção de corrupção dos 44 africanos analisados é o Botsuana, que surge na 37ª posição, seguido pelas Maurícias (42ª), África do Sul e Tunísia (51ª ex-aequo) e Namíbia (55ª).

Sem comentários: