quarta-feira, dezembro 15, 2010

Guiné-Bissau: FMI concorda com perdão da dívida guineense

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou terça-feira, estar de acordo com o perdão da dívida da Guiné-Bissau, faltando agora a aprovação do Banco Mundial.
Esta segunda-feira, o comité executivo do FMI esteve reunido e acabou por decidir dar o seu acordo de princípio de que a Guiné-Bissau «deu os passos necessários» para atingir o ponto de conclusão da iniciativa de apoio aos países altamente endividados (HIPC). No dia 16 de Dezembro o conselho executivo da Associação Internacional para o Desenvolvimento, do Banco Mundial, decidirá se também concorda com o perdão da dívida guineense.

A dívida externa da Guiné-Bissau está calculada em 1,5 mil milhões de dólares (1,14 mil milhões de euros). Desde 2001 que o país tem tentado, sem êxito, cumprir com os critérios para que possa beneficiar de um perdão que pode ascender, de acordo com as Nações Unidas, a cerca de metade deste montante, perto de 700 milhões de dólares.

Na reunião de segunda-feira do FMI, foi ainda aprovado um novo apoio financeiro de 3,71 milhões de dólares, elevado para 15,83 milhões de dólares o apoio total a Bissau.

Fonte: PNN Portuguese News Network

Sem comentários: