terça-feira, setembro 28, 2010

Angola apoia reforma na Guiné-Bissau com $ 30 milhões

Angola já concedeu à Guiné-Bissau 30 milhões de dólares americanos para a reforma do setor da defesa e segurança deste país, anunciou em Nova Iorque, o secretário de Estado angolano para as Relações Exteriores, George Chicoty.

No termo dum encontro com o grupo de acompanhamento e contato sobre a situação na Guiné-Bissau, George Chicoty afirmou a disponibilidade de Angola para ajudar a Guiné-Bissau.

Afirmou que Angola já ajudou este país no passado e continuará a fazê-lo, acrescentando que o encontro de Nova Iorque devia permitir ver como prosseguir o processo destinado a restaurar a estabilidade e a segurança na Guiné-Bissau.

"Queremos que a situação mude na Guiné-Bissau. Que haja um compromisso das autoridades bissau-guineenses para que a comunidade internacional possa mobilizar-se a seu favor. Este é o espírito geral", sublinhou George Chicoty, cujo país preside à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Participaram na reunião do grupo de acompanhamento e contato da Guiné-Bissau, a Alemanha, o Brasil, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Espanha, França, a Gâmbia, Portugal, a Nigéria, o Senegal, bem como as Nações Unidas, a União Africana (UA), a União Europeia (UE) e o Banco Mundial (BM).

Sem comentários: